domingo, 14 de março de 2010

Atribuições

Quando iniciei funções imaginei que a minha principal actividade consistia em ensinar Matemática. Para tal estava consciente de que deveria aprofundar a minha formação inicial, a qual já abrangia, várias dimensões. Além do domínio científico objecto da minha leccionação, já possuía noções sobre algumas teorias de aprendizagem, as várias formas de conceber o desenvolvimento do conhecimento matemático e consequentemente a sua aprendizagem, alguma informação sobre a história do desenvolvimento do conhecimento matemático, essencial de resto para a compreensão de algumas dificuldades dos alunos relativamente a algumas noções.
No segundo ano de carreira, fui eleita delegada de grupo. Nessa altura percebi que afinal, além de professora de Matemática era necessário desempenhar outras funções bem diferentes daquelas para a quais tinha recebido formação. Pouco tempo depois, deparei-me com o cargo de directora de turma que procurei desempenhar o melhor possível mas relativamente ao qual também não tinha recebido qualquer formação.
Em meados da década de oitenta, percebi que, a par de todos os outros domínios formativos, deveria também incluir nos meus interesses o que se designava na altura, pelas novas tecnologias de informação. Como consequência, no final da década de oitenta e sem saber bem como, além de professora de Matemática era também professora de Word, folha de cálculo, base de dados, Unix e DBase IV, não obstante os reduzidos conhecimentos que possuía sobre estas matérias. Para além disso, acumulava estes dois exercícios docentes com a Direcção de Instalações de um Laboratório de Matemática e ainda a Direcção de uma das minhas turmas. Ou seja a actividade de professora de Matemática já tinha deixado de ser a que mais me ocupava. A partir de então esta situação nunca mais se inverteu. As atribuições cada vez são mais, o mesmo sucedendo relativamente aos domínios formativos. Hoje, além de tudo o que já se exigia anteriormente, espera-se que o professor também possua um amplo conhecimento jurídico, seja gestor, psicólogo, sociólogo, avaliador, coordenador dos mais variados sectores e estruturas, dinamize projectos inovadores, etc, etc, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário